Mensagem de um velhinho

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Um breve regresso às origens !!!




Depois de tantos e tantos anos, foi com muita alegria e uma certa dose de nostalgia, que vi o meu padrinho regressar por momentos às suas origens ! Visitou as ruinas de um palheiro onde consta terem vivido durante algum tempo os pais dele, já lá vai mais de um século !!! - Moinhos - Rio Mau !!!

1 comentário:

Maria de Lurdes Campelo de Sousa Rodrigues disse...

É, também, com muita alegria que vou comentar o regresso às origens do meu Padrinho, porque sendo do meu o seu sangue, é o mesmo que regressar às minhas. Nem outro sentimento esperaria dele, que não fosse o de saudade, ao pisar a terra e ao tocar as pedras dos seus progenitores. Podem passar longos anos sobre a vida daqueles que ficam, mas as lembranças deles... oh! não se apagam, a não ser no fim dela ou, então, se, por cruel destino, a mente nos atraiçoar, isto é, se ficar perturbada, confusa ou apática. Essas "brancas"(falhas),que normalmente, ocorrem, quando o cérebro envelhece, é que matam as memórias.
Mas, não pretendo esgotar aqui esta referência ao meu Padrinho. Quero ainda enaltecer o seu papel de pai junto de nós, seus sobrinhos. Pois não é só pai o homem que participa no acto da concepção. Também o é quem, na ausência do biológico, faz as suas vezes. Foi isso que fez o Padrinho. Amou-nos, educou-nos, fez de nós mais sábios, porque se não fora a sua ajuda nós não teríamos estudado e chegado tão longe. Nossa Mãe, sozinha, ter-nos-ia dado seguramente o mesmo amor, mas não a mesma formação intelectual. Não porque o não quisesse, pois ela era uma mulher que saboreava a cultura como se a tivesse "bebido" desde menina apesar de não ter frequentado a escola, mas porque não tinha suporte económico para financiar os nossos estudos.
Por isso, devemos a este homem muito do que somos e temos.
Foi e continua a ser o nosso protector.
É, também, muito o carinho que nutrimos por ele.
Afinal não temos mais nenhum sobrevivente da parte da nossa Mãe!
Que Deus o abençõe e mantenha viva a sua lucidez.
Sua sobrinha Lurdes.