Mensagem de um velhinho

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pimeirô - Gralheira


Mais uma vez, cá está a tia Madalena com o seu rebanho, que segundo consta é considerada a tia de toda a gente em Pimeirô !!!

1 comentário:

Maria de Lurdes Campelo de Sousa Rodrigues disse...

Lembro da minha infância esse tratamento: chamar de tios às pessoas mais velhas,isto é que nada tinham a ver com os nossos laços de sangue. Mas impunham as regras da educação que a família ministrava que assim nos dirigíssemos a elas.
No entanto, eu faço aqui um reparo: Ensinou a minha mãe aos seus filhos que apenas chamássem de tios a quem realmente o fosse e que às outras pessoas os tratassem por senhor ou senhora.
Aprendemos essa lição maternal e aplicámo-la durante a vida.
Não quis, minha mãe sobrepor os seus filhos aos das outras mães, sei do que estou a falar ou não conhecesse eu a sua humildade! Apesar de ser uma mulher inteligente, nunca usaria sua sabedoria para autovalorizar-se diminuindo os outros.
Ela apenas nos quis transmitir essa diferença de tratamento entre tios de verdade e tios "arranjados", respeitando, porém, os que conservavam os seus costume e os seus princípios.
Então, respeitando eu também, aqueles que chamam de tia ou de tio a quem é simplesmente mais velho, eu termino a visita ao blogue, hoje, com uma saudação especial à tia Madalena, que não sendo irmã ou cunhada dos meus pais, nem sequer uma "velhinha" com quem eu me tenha cruzado alguma vez, merece, para além da saudação, mais um beijinho meu.
Boa noite, tia Madalena.