Mensagem de um velhinho

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Chambelho - Penedo da Graça









Voltando ao Penedo da Graça, o meu irmão está a olhar em direcção ao Rechães do Filipe com uma expressão talvez de saudade de quem ainda lá queria voltar !!!




Atrás do ombro direito dele vislumbra-se a casa onde viveram o Sr. José dos Reis e os meus compadres. Tambem se vê Montão e Vila Nova lá longe.

1 comentário:

Maria de Lurdes Campelo de Sousa Rodrigues disse...

Não se sabe se o Penedo da Graça tem a ver com o nome da proprietária do monte. É uma hipótese possível. Mas, como se ignora a sua história e a de tantos nomes de montes, sobejamente conhecidos,o que vale a pena reter neste momento, é a razão que moveu o Ângelo e o Neca a visitá-lo, digerindo ora em silêncio ora entusiasticamente, a saudade do tempo em que por lá andaram. Dois homens, dois irmãos, dois saudosistas, dois curiosos, percorrem os caminhos já apagados pela ausência de gente, para se encontrarem com espaços físicos que outrora seus pés, muitas vezes descalços,pisaram e "mediram"!!!
Registar esse dia, 10 de Junho de 2011, é um orgulho para mim que não pude acompanhá-los fisicamente, mas, do meu lugar e em espírito, assisti aos seus devaneios, imaginei os seus desabafos, partilhei da sua informal e comum refeição, ao ar livre e sentados no chão, pressenti o seu estado de liberdade e nos mais íntimos segredos eu não quis entrar!!!
Atrevo-me a dizer que poucos, senão nenhuns, dos homens ou mulheres que há cinquenta anos por ali andaram,voltaram aí, mais tarde, para matar saudades.
Muito me honra a vossa atitude, queridos irmãos, e oxalá tivésseis desbravado o caminho para que vossos companheiros ainda vivos procurem esses lugares, que tanto falam à alma e ao coração de cada um!!!
Um beijinho da vossa afectuosa irmã - Lurdes