Mensagem de um velhinho

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

MUITO, MUITO OBRIGADO A TODOS !!!

Quando eu um dia pensei em construir um blog sobre a minha aldeia Natal, estava muito longe de pensar o quanto ele ainda iria ser importante para mim !!!
A todos vós que através dele me tendes dado a força e a coragem, o meu muito, muito obrigado !!!
Até um dia destes se Deus quiser !!!

10 comentários:

Maria de lurdes Campelo de Sousa disse...

Meu querido irmão:
Graças a Deus que já posso comunicar contigo. Foi um sufoco indescritível o que senti, enquanto estiveste no bloco, suavizado que foi no momento em que chegaste à enfermaria e me dirigiste a primeira palavra, ainda que breve, como foi. Quero ser a primeira pessoa a deixar um comentário, enquanto vais recuperando da cirurgia. Já sei que tens o computador à tua beira, mas, se ainda não tiveres força para lê-lo, não importa. Descansa, por enquanto, porque há mais vida lá fora à espera da tua energia, quando estiveres em condições de retomá-la.
Desejo-te uma noite tranquila. Que nada te perturbe e que cada manhã seja melhor do que o dia anterior.
Não tenhas pressa da alta, pois enquanto estiveres internado estás com o soro que te vai alimentando e, apesar dos inconvenientes, tens sempre recursos que te faltam em casa. Quando o operador entender, lá irás tu para o teu cantinho. Até lá, tens de ter paciência.
Muitos beijinhos das tuas queridas irmãs e irmão - Lurdes

Angelo disse...

Antes de mais, preciso de desafabar! Pois não querem lá saber que já por 3 vezes vim aqui ao blog para também emitir as minhas opiniões e fazer os meus comentários, e quando já tinha escrito largamente perdi todo o trabalho? Isto parece bruxedo!... E entretanto, uma senhora que aparece muito neste blog (da quecujo nome não cito para não ser acusado de praticar culto da personalidade!) continua a marcar pontos!... Ora isto é uma injustiça do género da que se faz todos os dias nos tribunaims portugueses!... E eu não me conformo nem desisto!... Por isso, aqui estou a tentar pela 4ª vez escrever um textozinho que não me envergonhe, ainda que possa ser uma vergonha!... É que os talentos não foram distribuídos a irmamente!... E, por isso, uns têm muitos e outros têm poucos, como é o meu caso! Mas, lá diz o ditado: "quem dá o que tem, a mais não é obrigado!... Sendo assim, cá estou!
Quero nesta minha primeira "aparição" no blog deixar um registo pessoal do que observei a quando das minhas visitas ao Neca após a intervenção cirúrgica a que foi submetido.
Quero referir-me à qualidade da assistência prestada e do ambiente proporcionado pelos profissionais de saúde que cuidavam dos doentes internados na mesma enfermaria. Fiquei muito bem impressionado com o elevado profissionalismo e espírito humanista das enfermeiras e, por certo, do restante pessoal. O meu bem haja a todos.
E agora que o Neca "dobrou o Cabo das Tormentas", peço a Deus que lhe conceda a graça de prosseguir a sua vida (que desejo seja muito longa)sem mais sobressaltos, angústias e dores físicas e morais.
Posto isto, quedo-me aqui por hoje!
Angelo

Maria de Lurdes Campelo de Sousa disse...

Era para não ligar o computador hoje, uma vez que sei que o Neca ainda não teve disposição nem, porventura, força para ligar o dele.
Mas, não resisto à tentação de responder a ti, meu caro irmão Ângelo que, disfarçadamente, me desafias! Ou não atingisse eu o alcance das tuas palavras!
Com que então, deixas fugir ao desbarato, os textos que primorosa e cuidadosamente escreves neste blogue? É preciso ter azar!
Olha, não penses que só a ti é acontecem esses desaires. A mim, quando eu era ainda inexperiente e curiosa aprendiz, aconteceram-me também. Agora que já sou uma expert nesta área e, como atempadamente, faço cópia daquilo que escrevo, não corro o risco de deitar fora todo um trabalho que, por vezes, nos "rouba" algum tempo.
Se estivesses à minha beira, eu já te tinha ensinado a estratégia para salvares tuas obras-primas. Já te dei algumas dicas mas, ou não sou boa professora ou, pior ainda, arranjei-te um problema sem solução em alguns momentos.
Mas, se é verdade que nós aprendemos com os erros, ora aí tens um manancial de experiências que te habilitarão a ser um verdadeiro operador informático que, de tantas tentativas, umas ganhas, outras perdidas, me hás-de dar lições a mim! E eu cá estou disponível para aprendê-las!
Entretanto, se precisares de algum apoio nesta matéria, é só dizer.
Neste final de conversa mais dirigida a ti do que àquele que é, actualmente o centro das nossas atenções, quero exprimir-lhe os meus sinceros votos de rápidas melhoras e que este susto que nos pregou jamais se repita, porque vamo-nos cansando destas partidas a que a vida nos expõe.
Que tenha uma santa noite.
Beijinhos fraternos de todos nós.

Maria de Lurdes Campelo de Sousa Rodrigues disse...

Não sei se interessa a alguns visitantes deste blogue saber do estado de saúde do meu irmão, consequente da cirurgia ocorrida em 14.01.2010, que não teve o sucesso previsto,uma vez que 6 dias depois teve que voltar ao bloco operatório por uma entrecorrência imprevisível,que obriga ao seu ininterrupto internamento. Hoje,apresentou ligeiras melhoras, mas ainda é cedo para a família readquirir a tranquilidade.
Nenhum calculista poderia, matematicamente, registar aqui ou noutro espaço qualquer a dimensão da agonia por que tem passado.
Para que o autor deste blogue, quando voltar e oxalá não demore muito, tenha ideia do quanto é amado pelos seus irmãos, "cunhados",sobrinhos,primos e amigos, numa comunhão de sentimentos, desejam-lhe votos sinceros de rápidas melhoras e deixam-lhe também afectuosos abraços e doces beijinhos.
Seus irmãos sempre presentes:
Mina, Ângelo, Fátima e Lurdes.

Carla Gomes disse...

Não tenho palavras... Tudo previa que a recuperação, embora lenta, estivesse a desenvolver-se tranquilamente...
De coração apertado, mas nunca perdendo a esperança, um beijo à familia, ao Sr Neca... Com fé de que, tão breve quanto possivel, possa estar aqui a brindar-nos com as suas palavras, imagens e testemunho de vida e força de viver...

Claudete disse...

Desejo-lhe as mais sinceras melhoras, para que regresse à normalidade o mais breve possível e de boa saúde. São os votos da família Oliveira. Um beijinho de Claudete, Max e Ricardo.

Claudete disse...

Desejo-lhe as mais sinceras melhoras, para que regresse à normalidade o mais breve possível e de boa saúde. São os votos da família Oliveira. Um beijinho de Claudete, Max e Ricardo

Graça Mouta disse...

Que o meu breve, mas sentido comentário, se traduza em palavras de encorajamento para o Sr. Neca e família. Não esperava de todo por uma notícia deste tipo... mas, que depois deste período de angústia, partilhada por todos, venham as rápidas melhoras. Estamos juntos, unidos com o mesmo desejo e embuidos da mesma esperança. Deixo um abraço de apreço e estima e até breve. "Deus testa aqueles que mais ama." Muita força.

Carla Gomes disse...

O silêncio...
Todos os dias respiro fé quando me direcciono a este blog...
Se fechar os olhos sinto a dor, a incerteza, a angústia, a aflição... As lágrimas...
Continuo a rezar, com fé e esperança... Até breve Sr Neca.
Beijo à familia...

Maria de Lurdes Campelo de Sousa disse...

E eu... vivo todos os teus sentimentos, Carla, e choro com as palavras que diriges ao meu irmão. Aliás, tocam-me profundamente no coração e fico sempre comovida com os que tens escrito sobre ele.
Apesar da amizade que nutres por mim desde pequenina, nunca pensei que sentisses duma forma tão intensa a experiência dolorosa por que ele está a passar. Não direi que seja uma dor física a que ele sente, pois acredito no bom senso dos médicos: não se permitirem que os doentes hospitalizados a sintam. Submetê-los às consequências do sofrimento, quando nessas unidades de saúde tanta medicação existe para atenuar ou suprimir a dor, seria atentar contra a natureza humana, para além de que à atitude estóica desses profissionais poderia chamar-se "martírio" da vida para os que têm direito a morrer dignamente, ou seja, a sofrer o menos possível.
Em face disto, Carla, a preocupação que tens mostrado relativamente ao "episódio" do meu irmão, nunca há-de ser, por mim ou pela minha família, "coisa" que nos passe ao lado. Todos sabem que tens seguido, atentamente, esta fase complicada da vida do meu irmão e que tens comungado desta aflição familiar, como se da família fosses.
Por afinidade és minha prima, mas o teu envolvimento com todos leva-nos a aceitar-te, como se nossa irmã fosses.
Obrigada, muito obrigada, pela atenção que nos prestas e pelo carinho com que nos tratas.
Sei que gostarás de saber como passa o meu irmão.
Pois bem, vai recuperando lentamente, mas para a nossa pressa e, quiçá, para a dele, parece que o tempo demora a trazer as melhoras que todos anseiam.
Vou renovando minha esperança nos médicos e acreditando que Deus fará o restante.
Um beijinho de gratidão de todos nós e mais um especial, o do Neca.
Tua sempre amiga Lula