Mensagem de um velhinho

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

VERDOZEDO NO PASSADO NO PRESENTE.


Verdozedo.

É uma pequenina povoação que se encontra escondida entre o Monte de Roma e o lugar de Ramires .

Na verdade, ainda continua a manter a mesma imagem que tinha há 50 anos atras, apenas tem hoje a mais uma estrada que a liga a Montão e à Gralheira.

Foi aqui que eu ainda criança, vim receber algumas explicações para me preparar melhor para ir fazer exame da 4ª classe.

A unica coisa que me lembra do professor, é que ele tinha uma pequena deficiência no andar, e não tinha cana nem régua !!!

Vinha eu desde Montão a pé, caminhando por caminhos de carros de bois até Verdozedo !

A estrada que agora liga Montão a Verdozedo foi feita mais tarde, fruto de grandes sacrificios e do trabalho desta humilde gente de Verdozedo e de Ramires, que a rasgaram à custa do seu próprio pulso, da enchada, da picareta e da pá !!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pena é que Verdozedo, lugar situado no sopé de Ramires não desperte interesse a outros comentadores para além de nós!... Num universo de pessoas: umas que o conhecem de passagem ou, então, que tiveram aí a sua origem e outras que privam de uma relação de proximidade, não é normal que, por protagonismo ou por razão nenhuma, se abstenham de comentar esse lugar que, não obstante algum visível melhoramento, ainda está preso a um passado genuíno e conservador.
Recordo da minha infância algumas pessoas que aí viveram, nomeadamente, as já falecidas D.Otília Ribeiro, D. Leninha e a afilhada Luisa que acredito permaneça ainda viva pois só tem 58 anos.
Esse professor de que falas, não me é de todo indiferente. Tenho uma vaga ideia do seu perfil e lembro-me claramente de como esse Mestre se disponibilizara a ensinar dois grupos distintos de pessoas: os que nada sabiam e os que pretendiam aperfeiçoar os seus conhecimentos para se habilitarem a exame.
Prestar tributo a um povo que se orgulha de permanecer fiel às suas raízes é,no mínimo, o que dois irmãos, Neca e Lurdes podem fazer.

Anónimo disse...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas passou por aqui ;)
Um abraço da Serra da Estrela ;)http://bloteigas.blogspot.com/