Mensagem de um velhinho

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Personagens Familiares de Montão

2 comentários:

Maria de Lurdes Campelo de Sousa Rodrigues disse...

Que expressão mais linda, a desta avó com as netinhas!

Beijinhos da Lurdes

Anónimo disse...

Há muitos avós que têm oportunidade para exprimir o amor inexcedível que sentem pelos seus netos, mas há outros que, por razão nenhuma, ou, pelo menos, pela razão que separa os filhos, se veem privados de os ver, de assistir ao seu crescimento, de criar laços de afeto entre si, de lhes ir dizendo que eles são o seu prolongamento.
A pior coisa que se pode fazer às crianças é usá-las como escudo, é misturar as questiúnculas de casal sem as proteger, é ensiná-las a ser tendenciosas, ou seja, indicando-lhes só o lado materno ou só o paterno, perdendo a criança o direito a conviver com a família de ambos.
Os filhos não têm que entrar na guerra da família. Têm direito sim a serem felizes no seio dela. E quanto mais amor eles receberem de ambas as partes, mais aptos se tornarão para amar. Portanto, é dever do pai e da mãe manter ou criar as condições de proximidade entre os avós, porque os seus netos têm sangue deles e nenhum dos pais pode desapropriá-los. Por maiores que sejam os desentendimentos, a tolerância tem de sobrepor-se a eles, porque "na cabeça de cada um pode haver razões mas o coração não as reconhece".