Mensagem de um velhinho

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Capela de Santa Barbara em Ramires


1 comentário:

Maria de Lurdes Campelo de Sousa disse...

Nunca fui à Capela de Santa Bárbara, embora tivesse passado muitas vezes no sopé dela, quando era criança e com um "molhinho" de panos à cabeça, galgando serra acima, por caminhos e carreiros, porque estrada não havia, na companhia de minha mãe, desafiando os fregueses de Pimeirô e de Vale de Papas, que ora "mercavam" na linguagem popular os trapos que vendíamos, ora nem abriam a porta! Mas, esse "molhinho", não era carrego que eu não pudesse, diga-se a verdade, abonada em favor da mãe extremosa que eu e meus irmãos tínhamos! Nunca ela, com o amor que tinha aos filhos, seria capaz de os carregar, com um peso superior à sua força! Era mulher para aumentar o seu carrego e diminuir ao dos filhos. Como sei bem do que estou a falar!
No entanto, depois disso, já passei na estrada principal, que dá acesso à referida Capela, aliás, um "manhoso" acesso, que mais parece um caminho de tractor do que uma via em condições de subir, atendendo a que é muito íngreme e estreita.
Não sei se ainda ocorre a festa anual de Santa Bárbara. O que eu sei, isso sim, é que os romeiros a pé ou de "carro"? nunca temeram em ir lá acima.
Agora, carro meu, é que lá não ia!!! Para ficar sem travões e jogar-se às cambolhotas?!!! Ah! ah! ah! ah!