O lugar de Montão é só um. Contudo, antigamente, parecia tratar-se de 2 povos diferentes uma vez que se falava em povo d'Além ou Freixieiro, quando se estava no povo de cá. Nunca percebi muito bem por que existia esta separação, sendo que o lugar era o mesmo: Montão. Mas, nem tudo o que os naturais da terra convencionaram ser assim, está consignado na lei, porque no âmbito do ordenamento da Freguesia de Oliveira, a povoação de Montão é única, pelo que não existe nem povo de cá nem povo de lá. Se existem o Cu-de-Sal, o Fundo Lugar, o Valinho, o Barreiro, a Ranha, a Barroca, a Portela e os Salgueiros, são apenas subdivisões do mesmo lugar e nada mais. Deixo este esclarecimento.
1 comentário:
O lugar de Montão é só um. Contudo, antigamente, parecia tratar-se de 2 povos diferentes uma vez que se falava em povo d'Além ou Freixieiro, quando se estava no povo de cá.
Nunca percebi muito bem por que existia esta separação, sendo que o lugar era o mesmo: Montão.
Mas, nem tudo o que os naturais da terra convencionaram ser assim, está consignado na lei, porque no âmbito do ordenamento da Freguesia de Oliveira, a povoação de Montão é única, pelo que não existe nem povo de cá nem povo de lá.
Se existem o Cu-de-Sal, o Fundo Lugar, o Valinho, o Barreiro, a Ranha, a Barroca, a Portela e os Salgueiros, são apenas subdivisões do mesmo lugar e nada mais.
Deixo este esclarecimento.
Enviar um comentário