
Mensagem de um velhinho
quinta-feira, 28 de julho de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
Personagens de Montão - Portela

Quem não reconhece esta figura ? Comerciante de gado dos meus tempos de criança. Lembro-me que nos chegou a comprar por uma ou duas vezes as toiras que levava-mos para a feira em Cinfães. Outras vezes a minha mãe pedia-lhe opinião sobre o preço que devia pedir ao chegar à feira. A feira em Cinfães era aos dias 10 e 26 de cada mes, sendo que a feira do gado era feita do lado direito da rua quem sobe em direcção a Montemuro em frente à igreja matriz, enquanto que a feira de calçado, roupa, e outras mercadorias era feita do lado esquerdo da rua, ocupando todo o adro e jardim, em frente mesmo da igreja. Agora, tudo está mudado !
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Chambelho - Penedo da Graça

Voltando ao Penedo da Graça, o meu irmão está a olhar em direcção ao Rechães do Filipe com uma expressão talvez de saudade de quem ainda lá queria voltar !!!
Atrás do ombro direito dele vislumbra-se a casa onde viveram o Sr. José dos Reis e os meus compadres. Tambem se vê Montão e Vila Nova lá longe.
Um piquenique em Chambelho

Depois de tantos anos ausentes destes montes que nos viram crescer, regressar ás origens foi a mais bela sensação, o mais belo sonho que eu podia ter sonhado !!!
Este almoço nos Cabecinhos, fará parte da nossa história já que desta vez tinhamos carne assada e não tinhamos pão !!! Em outros tempos tinhamos pão, mas não tinhamos carne !
Quebrada Velha
domingo, 10 de julho de 2011
Quebrada Velha

Se a memória não me atraiçoa, a Quebrada Velha, local mais acima de Rio Mau, é o Lugar onde viveram os Salpicões (apelido) claro.
Viveram e moraram nas ruinas daquela casinha, cercada por um circulo branco e um circulo vermelho, mais ou menos há uns cinquenta e poucos anos.
Tambem se vislumbra o famoso Penedo da Graça, que está cercado por um circulo branco e atrás de um pinheiro.
quarta-feira, 6 de julho de 2011
Paisagens de Chambelho
Quem não se lembra do Penedo da Graça ?
Cinquenta anos depois, ou seja no dia 10-06-2011, tive a felicidade de acompanhado pelo meu irmão Angelo, voltar a ir pisar os montes de Chambelho, e ir contemplar uma vez mais a beleza do inconfundivel e inesquecivel Penedo da Graça que em criança muita vez trepei, matando as saudades dos Cabecinhos, Rechães, Fonte do Fojo, Pedrinha e Rechães do Filipe.
O dito Penedo da Graça encontra-se situado entre os Rechães, Tapada do Cuco e o Monte Grande. Lamento não saber contar a história que deu origem ao nome com que baptizaram este penedo, dando-lhe por alguma razão que eu desconheço mas que gostava de conhecer o nome de PENEDO DA GRAÇA !
Foi sem duvida um dia inesquecivel, foi um saciar de saudades, um reviver dos meus tempos de criança, voltar a sentir aquela liberdade que só consegue entender aqueles que em outras epocas a viveram, e por isso ficará para sempre gravado no meu livro de memórias.
Eu sempre sonhei um dia voltar a Chambelho, fotografar todos aqueles montes, aqueles sitios onde em criança brinquei!
Podem tirar-me tudo, podem destruir todos os meus sonhos, mas já nada nem ninguem destruirá este sonho que eu realizei com a companhia do meu irmão Angelo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)