Mensagem de um velhinho
sábado, 13 de dezembro de 2008
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
SEREI EU UM PROFETA ?
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
terça-feira, 7 de outubro de 2008
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
OS AMIGOS DE MONTÃO !

Não posso deixar de dar os meus parabéns a todos aqueles que um dia se lembraram de constituirem em Montão uma Associação !
Desejo que essa Associação possa contribuir para o desenvolvimento de Montão, e contribua também para a aproximação a esse lugar pelo menos sentimental, de todos aqueles que um dia por esta ou aquela razão, deixaram a casa onde nasceram e partiram um busca de uma vida melhor !
Para todos os outros que já se esqueceram da terra onde nasceram, e de tudo quanto os seus antepassados lhe legaram, independentemente do muito ou pouco legado, têm agora uma oportunidade para demonstrarem o amor á sua naturalidade e apoiar esta Associação !!!
Aqui vos deixo o meu louvor e reconhecimento por terdes tomado tal iniciativa !!!
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
sábado, 13 de setembro de 2008
NÂO SEI SE CHORAS OU SE SORRIS !!!
Sei apenas, que a tua expressão eterniza a serenidade e a bondade que sempre te tem norteado pela vida fora !!
Hoje já de cajado na mão, continuas a ser para mim uma tia adorada e inesquecivel !
Muito mais teria para te dizer, para te fazer reviver os tempos das minhas traquinices, dos caminhos de bois que trilhamos, dos campos que amanhamos, das águas que tornamos, das vindimas, das desfolhadas, e das malhadas do trigo e do centeio feitas na eira dos moinhos !
Belos foram esses tempos de criança que eu vivi, e belos tambem para ti que não precisavas de usar o cajado que tens de usar hoje !!!
Por termos vivido no mesmo mundo, partilhado as mesmas dificuldades da época, por petencermos á mesma árvore familiar, da qual eu me orgulho imenso de pertencer, aqui te presto a minha sincera gratidão, não esquecendo nunca, que também tu um dia, me deste do teu pão !!!
Obrigado mais uma vez, e que continues por muito mais anos terna e serena como até hoje !
ALMERINDO COM O NETO !!!
REENCONTRO DOS PRIMOS
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
GRALHEIRA
Eu não sou da Gralheira, e não sou arquitecto, mas, como tenho dois olhos na cara tenho de dar os parabéns a toda esta gente da Gralheira que continua a Construir as suas habitações, não ferindo a paisagem nem a arquitectura existente, continuando a construir em verdadeira harmonia.
Por isso volto a repetir que os nossos Presidentes Autarquicos deviam vir á Gralheira tirar um curso de reciclagem sobre a construção urbana, já que são eles que licenciam as construções que tantas vezes ferem os nossos olhos, e outras vezes são autênticos atentados contra a própria natureza e paisagem !
RAMIRES
É uma pequena freguesia do concelho de Cinfães, edificada na encosta do monte de Santa Barbara.
Nestes ultimos 50 anos os melhoramentos mais visiveis resumem-se a uma estrada e a um novo edificio de Junta de Freguesia !
Em tempos de criança, cheguei a vir a pé desde Montão até aqui, com a minha mãe e irmãos para tentar vender meia duzia de botões ou um metro de riscado !
Tempos idos, tempos passados que afinal nunca passam !!!
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
VERDOZEDO NO PASSADO NO PRESENTE.
Verdozedo.
É uma pequenina povoação que se encontra escondida entre o Monte de Roma e o lugar de Ramires .
Na verdade, ainda continua a manter a mesma imagem que tinha há 50 anos atras, apenas tem hoje a mais uma estrada que a liga a Montão e à Gralheira.
Foi aqui que eu ainda criança, vim receber algumas explicações para me preparar melhor para ir fazer exame da 4ª classe.
A unica coisa que me lembra do professor, é que ele tinha uma pequena deficiência no andar, e não tinha cana nem régua !!!
Vinha eu desde Montão a pé, caminhando por caminhos de carros de bois até Verdozedo !
A estrada que agora liga Montão a Verdozedo foi feita mais tarde, fruto de grandes sacrificios e do trabalho desta humilde gente de Verdozedo e de Ramires, que a rasgaram à custa do seu próprio pulso, da enchada, da picareta e da pá !!!
quarta-feira, 30 de julho de 2008
As ruinas da casa onde eu Nasci !!!
Dizem os livros que eu nasci naquela velha casinha, no dia 07.04.1948, por volta das 11,30 horas, num dia de vessada.
Assistiu ao meu nascimento o meu padrinho e como parteira da época, uma Senhora chamada Maria Rosa de Rio Mau !
Diz o meu padrinho, que eu não estava com grande vontade de vir ao Mundo, estava um pouco preguiçoso, e assim, logo que a Senhora Maria Rosa me apanhou cá fora, pegou em mim pelas pernas e de cabeça para baixo, deu-me umas palmadas no rabo e eu comecei a chorar !!!
E assim, ficou escrita a história verdadeira do meu nascimento!!!
É com grande orgulho, mesclado de emoções e saudade, que hoje vejo e revejo vezes sem conta as ruinas da casinha onde nasci !!!
sexta-feira, 4 de julho de 2008
sábado, 28 de junho de 2008
NOSTALGIA
sexta-feira, 27 de junho de 2008
quinta-feira, 19 de junho de 2008
quinta-feira, 15 de maio de 2008
sábado, 10 de maio de 2008
CORRUPÇÃO
sábado, 3 de maio de 2008
quinta-feira, 20 de março de 2008
segunda-feira, 3 de março de 2008
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Expressão de Simplicidade !
Com o decorrer do tempo quase tudo se pode apagar, mas nada apagará a expressão de simplicidade do rosto e do olhar destes homens !
São homens simples, mas honrados no verdadeiro sentido da palavra !
Ainda hoje me recordo de quando era miudo, ir varias vezes de Montão a Rio Mau a casa do Sr. José dos Reis para ele me cortar o cabelo, o que me fez quase sempre gratuitamente , já lá vai meio século !
Atrás de um rosto e expressão humilde e simples, estará sempre um grande homem !!!
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
RECORDAÇÔES DE CHAMBELHO
Nesta foto na qual pouco ou nada se vê , que aos olhos de muita gente se vai mostrar vazia de conteudo, revestida de pequenos nadas, onde a arte de fotografar se perdeu no emaranhado de emoções, recordações e até saudade, de um dia poder ainda voltar a chambelho, pelo menos visitar aqueles locais mais ebelemáticos, e cheios de histórias que jámais se apagarão da minha memória e me marcaram profundamente para a vida inteira, já que foi ali, que eu aprendi a jogar a bilharda, a jogar o peão , a jogar o botão, e a jogar a bola descalso com uma bola feita de farrapos, e passei a a maior parte da minha juventude !!!!
Hoje, olhando e percorrendo todo aquele horizonte, parando o olhar em cada tapada, em cada monte, em cada caminho, em cada pedra ou penedo, em cada local assinalado tem gravado a sua historia, que só aqueles qoe por lá passaram, conseguem ler, compreender e explicar !
Acredito que vai certamente ser olhada, por olhos indiferentes, poderá percorrer meio Mundo, mas na sua rota de percurso, vagueando de terra em terra, de olhar em olhar, vai concerteza ser reconhecida e contemplada, por aqueles e aquelas, que como eu, têm belas histórias para contar sobre os MONTES DE CHAMBELHO !!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)